Ao longo do último ano, vimos uma corrida das empresas para aderirem ao home-office devido à pandemia, tornando o movimento “Abril Verde 2021” ainda mais relevante para a preservação da saúde dos profissionais.
O Dia da Segurança e Saúde no Trabalho surgiu em 28 de abril de 2003 em memória às vítimas de acidentes ocorridos durante atividades laborais, mas atualmente esta data deixou de ser apenas uma homenagem e tornou-se um movimento que busca proteger a saúde e bem-estar dos trabalhadores.
As incertezas da pandemia, somada às novas rotinas, trouxeram agravantes para a vida dos profissionais, fazendo com que as empresas repensem suas responsabilidades sobre a saúde física e mental dos colaboradores.
Para conseguir proporcionar maior bem-estar aos empregados durante o trabalho presencial ou remoto, as empresas precisam criar um ambiente colaborativo, com transparência nas informações e uma comunicação constante entre gestor e colaborador, a fim de estabelecer uma relação de confiança.
Um segundo cuidado é evitar longas jornadas de trabalho e atividades extras que ocasionem um “Burnout” (síndrome decorrente do esgotamento físico e mental causada pelo trabalho intenso). Devido ao isolamento social, os colaboradores ficaram sem alternativas para diminuir o estresse causado pela rotina laboral, daí a importância das instituições incentivarem seus empregados a praticarem hobbies, ou até mesmo estimulá-los com um day-off.
Um exemplo disso é o que a CoachIT vem implementando com suas equipes. Preocupada com o bem-estar físico, mental e a segurança sanitária de seus colaboradores, criou um esquema de trabalho de rodízio. As pessoas intercalam semanas de trabalho presencial e home-office, estimulando o distanciamento social, explicou Fernanda.
Existem outras ações que podem ser criadas para promover o bem-estar dos empregados, como fornecer equipamentos que previnem doenças ocupacionais, incentivar a prática de exercício físico e contribuir com dicas para que a rotina no home-office fique mais leve e mais produtiva.
Cuidar da saúde dos colaboradores não é uma tarefa fácil para as empresas em que a rotina de trabalho era presencial, porém existem novas formas de contratação menos burocráticas que possibilitam uma adaptação melhor e mais ágil a esta nova realidade.
A Descompli TI pode te apresentar estas alternativas e te apoiar neste processo de transformação.